Nunca é demais reforçar a importância de contratar um fotógrafo de casamentos profissional. O fotógrafo irá captar todos os momentos mas, contrariamente aos restantes aspetos do evento que escolheu previamente (local, flores, decoração,...), só verá o resultado algum tempo depois. Por esse motivo, e uma vez que as fotografias serão a melhor forma de rever as emoções desse dia especial, a escolha do fotógrafo é um aspeto fundamental no planeamento do casamento.
Contudo, existem alguns erros que os casais por vezes cometem no que diz respeito à fotografia do casamento. Alguns dos mais comuns são os seguintes:
Agendar o fotógrafo com pouca antecedência
Se adiarem demasiado a reserva do fotógrafo, correm o risco de se desiludir quando perceberem que os profissionais que queriam já não estão disponíveis para a vossa data.
Tal como os locais de casamento, os melhores fotógrafos recebem reservas com um ou dois anos de antecedência. Assim que definirem a data e o local, tratem de garantir o seu fotógrafo ideal.
Querer cortar custos
Um dos erros mais comuns é não contratar um fotógrafo profissional. Percebemos que seja tentador reduzir um pouco as despesas, especialmente se tiver um amigo ou familiar que “dá uns toques” na fotografia e acabou de comprar uma máquina. Ou até não contratar fotógrafo para todo o evento mas apenas para a cerimónia.
Poderão preferir investir mais dinheiro na decoração ou na comida e bebida. Contudo, no final do dia tudo isso irá desaparecer e ficarão apenas as memórias eternizadas pela câmara. Provavelmente ninguém se irá lembrar se o menu era um pouco mais caro ou mais barato, mas todos vão querer emoldurar aquela fotografia especial.
Não fazer uma sessão de pré-wedding
Um dos arrependimentos que muitos casais acabam por ter é não fazer uma sessão de pré-wedding. Esta sessão não serve apenas para tirarem fantásticas fotografias antes do casamento. É uma oportunidade para se habituarem à presença do fotógrafo e ganharem confiança em frente à câmara.
A maioria das pessoas não está habituada a ser fotografada e sente-se desconfortável com a ideia de posar. Tal como falámos num post anterior, um ensaio antes do casamento ajuda a quebrar essa barreira, tornando as fotografias do grande dia mais naturais e descontraídas. Sendo uma parte tão importante da preparação, alguns fotógrafos passaram a incluir este momento no seu pacote de casamento.

Não esvaziar os bolsos
Se és o noivo, padrinho ou qualquer convidado com um fato justo, pensa duas vezes antes de encher os bolsos com telemóveis, chaves e carteiras. Se fores o noivo, de certeza que precisas de ter as chaves do carro no bolso no dia do teu casamento? E se estás com as pessoas mais importantes da sua vida para que é que precisas do telemóvel?
Nas fotografias, não queres que apareçam bolsos volumosos ou formatos estranhos na roupa. Esvazia os bolsos, deixa os objetos pessoais num local seguro e aproveita o dia sem distrações.
Levar uma lista extensiva de fotografias
Ao escolher o fotógrafo, confiem no seu trabalho e estilo. Se tiverem algumas fotos específicas que gostariam de garantir, como alguns retratos com a família, informem o fotógrafo. No entanto, não lhe apresentem uma lista exaustiva de cada imagem que desejam.
Os fotógrafos mais experientes sabem exatamente como capturar os momentos mais significativos do dia. Se lhe derem liberdade criativa, ele conseguirá registar detalhes e emoções que talvez nem tenham pensado.
Se houver fotos de grupo importantes para si, poderão designar alguém para ajudar a reunir as pessoas necessárias. Assim, tudo decorre de forma mais rápida e organizada, sem interferir no plano do dia.
Não guardar o telemóvel
A fotografia do vosso casamento pode ser arruinada por convidados a segurar telemóveis e tablets, especialmente durante a cerimónia. Já pensaram na frustração de olhar para as vossas fotos e ver mais os ecrãs do que as caras dos vossos familiares e amigos? Uma solução poderá ser pedir aos convidados para não tirar fotos durante a cerimónia, confiando no fotógrafo que contrataram e que já tem alguns anos de experiência. Muitos casais também optam por permitir que os convidados tirem fotos apenas até um determinado momento e, depois disso, pedem que desfrutem da festa sem preocupações tecnológicas.
Os smartphones podem ser um problema para os fotógrafos de casamentos, tornando difícil capturar momentos importantes, como a entrada da noiva ou a troca de aneis. São muitas as fotos bonitas que ficam arruinadas porque alguém se lembrou de tirar o telemóvel do bolso. Numa era em que é difícil ficar longe do telemóvel, muitos convidados acabam por se tornar fotógrafos amadores, prejudicando as imagens profissionais. Se querem evitar este tipo de problema podem escrever essa observação nos seus convites, falar com convidados no início da cerimónia e explicar a situação, ou pedir ao seu fotógrafo que o faça. O que é realmente importante é que todos estejam presentes no momento e focados no que realmente importa: celebrar convosco. As stories do instagram podem ficar para outra altura.

Evitem arrependimentos e procurem construir memórias bonitas. Escolham um bom fotógrafo, preparem-se com antecedência e, acima de tudo, aproveitem o vosso grande dia!